Pages

terça-feira, 24 de abril de 2012

Um breve comentário sobre a arte popular brasileira

                                                                                                                                                          texto por: Maria Renata
                                                                                                                         foto: Manoel Bueno/fonte: Blog imagemmegami

Grafite: uma das manifestações artísticas mais fortes de SP

Arte popular pode ser a definição de obras e de espetáculos criados por pessoas que nunca pisaram numa escola com o objetivo de ensiná-la. A arte, neste caso, pode ser encontrada nas pequenas e grandes cidades e expressa situações vividas, além de muitas vezes, servir como meio de sobrevivência.

O cotidiano das pessoas é trazido em diversas manifestações artísticas.  A variedade com que a linguagem é expressa faz com que essas formas de arte sejam reconhecidas por diversas classes sociais, enfraquecendo a discriminação e expandindo a diversidade cultural, marca registrada da nossa gente.

Arte no Brasil tem vértices nas crenças religiosas, nas heranças dos antepassados e mantém ligação com as histórias mundial e do seu povo. Muitas vezes alguns de seus estilos deixam lugares como palcos e lonas, para ganhar as ruas. Reconhecer o trabalho dos artistas brasileiros é compreender um pouco da nossa essência. Afinal, muito se conhece da alma e da experiência humana através dele. Até porque é a manifestação da arte, que muitas vezes nos esclarece o porquê de cada criação e interpretação, inseridas no contexto social e nas raízes do nosso país.

1 comentários:

NAC: disse...

Bom texto.

Postar um comentário