Pages

terça-feira, 3 de abril de 2012

E quem é artista de rua?

texto por: Caroline Brito


Em seu significado mais abrangente, “arte” significa criatividade, imaginação, ou a combinação de ambas. Ao longo da história, vários tipos de arte foram surgindo, entre elas a arte de rua.

A arte na rua é fascinante para quem aprecia.  Na cidade de São Paulo, eles estão espalhados por todo canto, quem já passou pelo centro da cidade com certeza já se deparou com algum. Geralmente eles estão em lugares com uma grande concentração de pessoas, tudo isso para divulgar o seu trabalho.

Muitos destes artistas são graduados em artes, mas usam as ruas porque é um espaço mais democrático e a liberdade é maior, porém não é qualquer um que é considerado um artista de rua e pode se apresentar em público, existe uma restrição para esse trabalho, no Brasil há um limite para os trabalhos nas ruas, ou seja, estátuas vivas, músicos, dançarinos, malabaristas, atores e poetas (que são considerados) devem seguir algumas diretrizes como:

O que podem fazer:
  • “Passar o chapéu”
  • Aceitar contribuições espontâneas
  • Distribuir brindes
  • Exibir-se em praças e parques públicos

O que não podem:
  • Exigir contribuição
  • Qualquer tipo de comercialização (vender CDs, por exemplo)
  • Reservar espaço exclusivo
  • Exceder os limites da lei do silêncio que a prefeitura estabelece
É assim que é considerado um trabalho digno e de um artista que preza pelo reconhecimento do público que passa pela rua.

3 comentários:

NAC: disse...

Período muito longo: "Muitos destes artistas são graduados em artes, mas usam as ruas porque é um espaço mais democrático e a liberdade é maior, porém não é qualquer um que é considerado um artista de rua e pode se apresentar em público, existe uma restrição para esse trabalho, no Brasil há um limite para os trabalhos nas ruas, ou seja, estátuas vivas, músicos, dançarinos, malabaristas, atores e poetas (que são considerados) devem seguir algumas diretrizes como:"

NAC: disse...

O padrão não é sem linha fina?

Evite CAIXA ALTA ou sublinhado.

Anônimo disse...

Fantastico o trabalho de voces !!!

Postar um comentário