Pages

terça-feira, 24 de abril de 2012

A arte de ser uma Estátua Viva

texto por:   Caroline Brito
foto por: divulgação
Estátua Ouro exposta nas ruas da cidade de São Paulo


Desde os anos 90 um fenômeno invadiu as ruas do Brasil inteiro, as estátuas vivas. Eles estão no centro da cidade, principalmente nas ruas da 25 de março, chamando a atenção e levando alegria e descontração para quem passa pelas ruas. Além de ser uma profissão curiosa, os personagens despertam o encanto nas pessoas.

Com tempo de aproximadamente cinquenta minutos eles se transformam em algo bonito de ser ver, muito brilho, maquiagem e figurino criado por eles mesmos, e é através do controle sobre os movimentos do corpo, técnicas e mímicas, que eles se destacam, prendem a atenção do público e ganham espaço nas ruas.

Em meio da bagunça, com furtos, pessoas sem educação, calor e a grande multidão, eles permanecem firmes e fortes em seu desempenho temático, que utiliza movimentos estáticos, com pausas estratégicas e perfeitas. O fato é que essa profissão pode ser admirada ou menosprezada pela população.

O trabalho é gratificante, porém desperta maneiras diferentes de pensar, há quem goste e quem ache que isso não é um trabalho digno. Eles aturam fatos inconvenientes como gozações e xingamentos, mas não deixam de fazer o seu trabalho e manter o sorriso no rosto. 

2 comentários:

NAC: disse...

"Desde os anos 90 um fenômeno invadiu as ruas do Brasil inteiro, as estátuas vivas. Eles estão no centro da cidade, principalmente nas ruas da 25 de março". Você começa falando do Brasil inteiro e emenda só sobre São Paulo. Faça a separação: em São Paulo, eles estão no centro...

"Em meio da bagunça, com furtos, pessoas sem educação, calor e a grande multidão". Não entendi...

natally oliveira disse...

nossa vcs aguentariam ser umaestatua de rua eu nao

Postar um comentário