Pages

terça-feira, 20 de março de 2012

São Paulo: "ateliê" a céu aberto

texto por: Eduardo Camargo

Nossa sociedade carregada de tradições e costumes certamente influencia no modo como enxergamos e consideramos a arte. Classes sociais vistas como responsáveis por determinados tipos de trabalhos, como acontece com o rap e o grafite, vistos como modos de expressão distantes da classe elitista, são porta-voz da grande maioria da população brasileira.

O grafite, arte que transforma os muros e a aparência cinzenta da cidade de São Paulo num verdadeiro ateliê a céu aberto, vem ganhando espaço, conseguindo apagar a imagem de vandalismo e “transformá-lo” em arte. Uma vitória daqueles que dedicam boa parte do seu dia ao desenho com tinta em “spray”.

Hoje, já há apoio maior, aquém daquele esperado, é verdade, mas fundamental para a divulgação desse trabalho, que pode ser visto nos becos e ruas da cidade, e já alavanca nomes como especialistas na área. Paulista, Vila Madalena e também o painel coletivo entre a estação Anhangabaú e a Avenida 23 de Maio são alguns dos pontos onde mais se pode apreciar a arte de rua.          

Grafite em São Paulo


Vídeo: belavaryart.com
Fotografia: Attila Belavary / Luciano Crippa

1 comentários:

NAC: disse...

Bom texto, mas a questão grafite x pichação é bem complexo. Vale explorar mais.

Postar um comentário