Pages

terça-feira, 20 de março de 2012

A fórmula da arte que inspira Tonga

Texto: Maria Renata
  Desenho por: Rafael Grasel 
"Malabarista" de 2011
                                                                                                                         

Arte milenar  existente desde muito antes do nascimento de Cristo, o malabarismo é uma das modalidades artísticas mais praticadas nas calçadas e nos faróis de São Paulo.

Por ser um exercício de precisão, vários matemáticos desenvolveram teorias sobre sua prática. A velocidade atingida pelas mãos dos malabares enquanto realizam o truque pode ser medida pela fórmula (F+D)H=(V+D)N, sendo que F,D,N representam o tempo em que a bola está no ar, nas mãos e o tempo em que elas  ficam vazias. Já H e N são os números de mãos e bolas usadas em cada tipo de malabarismo.

Sem conhecer fórmulas ou histórias que possam explicar no que consiste ou de onde vem essa arte tão elaborada, as mulheres de Tonga, país localizado na Oceania, exibem-se em competições de hico, modalidade que mistura dança e malabarismo e que é praticada por meninas a partir dos cinco anos de idade. Garotos não são adeptos do hico, e sabe-se que em Tonga, o malabarismo além de ser uma arte muito feminina, é a tradição que faz deste país um dos maiores praticantes de malabares do mundo.

2 comentários:

NAC: disse...

Mas não tem uma foto ou vídeo de Tonga?

Arte na Rua disse...

tudo bem professor vou procurar...rs

Postar um comentário