Pages

terça-feira, 20 de março de 2012

Das calçadas para os palcos


Texto por: Rafaeli Camargo
Foto: divulgação/pracavictorcivita.org.br

 Orquestra de Músicos de Rua


E se juntássemos em uma orquestra nordestinos, paraguaios, japoneses e paulistanos? E mais, e se todos fossem músicos de rua?

Pois é, foi o que o compositor Livio Tragtenberg  fez em São Paulo. Ele juntou o que havia de melhor em música de rua e montou uma linda orquestra com diferentes estilos, instrumentos e arranjos. Como por exemplo, berimbau misturado com shamisen (instrumento típico japonês).

Desde a sua estréia em 2004, eles se apresentam em praças públicas, teatros, festivais e clubes. Toda essa mistura de ritmos e raças se torna uma formação cultural para a cidade que mostra a cara das ruas, ou melhor, o som das ruas de São Paulo.

O grupo chegou a servir de exemplo, para a criação de outros no Rio de Janeiro, Berlim e Miami. Livio Tragtenberg, criador explica que as composições musicais são de autoria dos próprios integrantes e combinam as músicas dos imigrantes com o clima das ruas paulistanas. “As japonesas, por exemplo, tocam as músicas tradicionais, com os instrumentos tradicionais do Japão”, diz. “Eu não faço uma música para elas tocarem, mas sim o arranjo disso com os outros ritmos. É uma música paraguaia sobreposta a uma música japonesa.” Isso faz com que tudo se torne ainda mais interessante a história, os integrantes, as músicas, a disposição e respeito com que esses instrumentistas foram vistos.

Confira o vídeo da Orquestra de Músicos de Rua 
Orquesta dos Músicos de Rua

1 comentários:

NAC: disse...

Tente colocar o vídeo direto na matéria. Fica melhor.

Postar um comentário