Pages

terça-feira, 15 de maio de 2012

Os "Palhaçólos" do Trânsito

Texto por: Caroline Brito
Foto: Alan Vecchi/divulgação


Grupo se reúne para animar motoristas durante o trânsito 

Você já ouviu falar em Palhaços Psicólogos de trânsito? É eles existem.

Guilherme Brandão, 25 . Marcos Bordenalli, 36 e Tiago Veloso, 24 trabalham com vendas, mas no ano passado se inspiraram no projeto Doutores da Alegria, que diverte crianças doentes em hospitais, e criaram os Psicólogos do Trânsito. Quem passa pelo cruzamento das ruas Henrique Schaumann e Teodoro Sampaio, em Pinheiros, nas noites de segunda e sexta, pode vê-los vestidos de palhaços. É nesse farol que o trio tenta minimizar o stress causado pelo trânsito e em troca esperam receber risadas, aplausos e buzinas em forma de agradecimento.

Em uma entrevista dada a Veja de S.Paulo o trio de psicólogos falou sobre o primeiro dia em que estrearam no farol “O primeiro dia foi igual estreia no teatro: boca seca, pernas tremendo. Não fizemos nenhum número, só comunicamos que aquele seria nosso palco”, contam os três. A partir disso, começava uma luta pelos primeiros sorrisos e então uma ou outra buzina, alguns tchauzinhos tímidos e muitos vidros fechados. Os motoristas foram inflexíveis até perceberem que o trabalho é voluntário e não exige "pagamento". 

Depois de quase um ano os três já conquistaram e tem um público fiel, mas também exigente. “Há pouco tempo um motoqueiro passou pela faixa, buzinou e nós não ouvimos. Ele fez o retorno, buzinou de novo e reclamou”, lembra Guilherme. O que ele queria era ouvir o bordão “aê”, a marca do grupo, berrado com festa para celebrar cada buzina recebida. 

O projeto dos "Psicólogos" tem dado certo, as pessoas saem mais calmas e eles mais felizes. Acontece que nem tudo é perfeito, no começo do ano o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo censurou o nome Psicólogos do Trânsito. O processo para mudança já está em andamento: eles serão os "Palhaçólogos" do Trânsito. 

O interessante mesmo e passar por lá e dar uma buzinada para o Trio da Alegria, ou melhor, para os Palhaçólogos do Trânsito.

3 comentários:

NAC: disse...

Palhaçólos? Não é a junção de palhaços psicólogos!

"É eles existem." NÃO

Unknown disse...

sim professor é a junção!
Esse é o nome que eles deram.

Arte na Rua disse...

por isso esta entre aspas

Postar um comentário