Pages

terça-feira, 15 de maio de 2012

A irreverência do palhaço conta sua história

texto por: Maria Renata
foto por: Robinson Monteiro

A tristeza também marcou a história dos palhaços 

Personagens que existem há mais de quatro mil anos, os palhaços foram de fundamental importância para a corte chinesa. Suas graças e palhaçadas eram capazes de fazer com que os reis chineses mudassem de opinião a respeito de grandes decisões.

Com características bem diferenciadas em cada parte do mundo, palhaços ganharam ao longo da história representações tristes, medonhas e desajeitadas, em países como Malásia e Bali.

Já na Grécia Antiga os palhaços eram atores de comédia ironizando contos e enredos onde sempre sobressaiam-se aos heróis. Com máscara de galo na cabeça, o palhaço romano também é lembrado até hoje.

No entanto, foi na Idade Média que os palhaços europeus foram desenvolvendo habilidades musicais, de mímica, dança, acrobacia e malabares. O “bobo da corte” também surgiu nessa época, inteligente e perspicaz fazia ir e também dava conselho às pessoas.

A aparição do palhaço muitas vezes representava o mal, além de acontecimentos trágicos, como nos textos de Willian Shakespeare.

Agora que você já conhece um pouco mais de uma das artes que encanta e diverte as ruas de São Paulo, aproveite para contemplá-la ainda mais!

1 comentários:

NAC: disse...

A irreverência não conta nada. Só o palhaço.

EXCLAMAÇÃO NÃO!!!

Postar um comentário