Pages

terça-feira, 17 de abril de 2012

Largo do Paissandu berço do “Café dos artistas”

texto por: Barbarah Salles
foto: divulgação/fonte: Portal - Prefeitura de SP

Quarteirão do Largo com Avenida São João onde acontecia o "Café dos Artistas"

O Largo do Paissandu, no centro da cidade de São Paulo, a partir dos primeiros anos do século XX, foi durante algum tempo, ponto de encontro de trapezistas, contorcionistas, palhaços, malabaristas, cantores populares. Artistas que praticavam sua arte em baixo das lonas, nos circos. Aproveitavam o dia de folga, segunda-feira, para reunir-se em torno de um café, assim ficou conhecido como “Café dos Artistas”.

O Café dos artistas chegou a reunir cerca de 600 pessoas, ocupando todo quarteirão do Largo com Avenida São João. Esses encontros eram sociais, mas um marco importante de referência dos artistas, que trocavam experiências e contatos de trabalho.

Com o tempo, o café esvaziou. Na década de 80, com a redução dos circos, o artista passou a ter outras opções, passou a divulgar seu trabalho por outros meios, e descobriu a rua como seu grande ponto de apresentação e marketing.

Apesar das apresentações nas ruas, que torna o trabalho mais individual, alguns artistas ainda seguem a tradição e se encontram às segundas-feiras na galeria da Dom José de Barros. Últimos conservadores de uma tradição que atravessou um século, mantendo a chama do circo acesa.

2 comentários:

NAC: disse...

Vale dizer quando foi ponto de encontrol Pelo texto eu só consigo saber que foi antes dos anos 80.

Vale também uma foto da Dom José de Barros ou mesmo do largo.

Arte na Rua disse...

Professor nós ainda estamos arrumando os posts de hoje, por isso não esta tudo certinho. Até as 22:40 estará tudo arrumado, ainda nao deu tempo de arrumar os de hoje.

Grata

Caroline Brito

Postar um comentário