Pages

terça-feira, 6 de março de 2012

Vamos brindar a Dionísio?

texto por: Maria Renata
foto: Tiago Queiroz/AE

Gladys tem 24 anos e  formada em Artes Cênicas. Além da atividade como estátua viva, faz parte de um grupo de teatro.

Performances que parecem infinitas. Estáticas, pintadas... Com expressões suaves ou robustas. A estátua viva é um dos grandes baratos da arte de rua.
  
Há 20 anos no Brasil, essa modalidade surgiu na Grécia como adoração ao Deus do Vinho, Dionísio. Dotados de habilidades mímicas, os atores muitas vezes se baseiam em obras renascentistas. Esses artistas precisam dominar técnicas respiratórias, além de fazer estudos detalhados de quadros e esculturas.

Persistência e máxima concentração são essenciais para o domínio da técnica.A maquiagem minuciosa deixa a atuação ainda mais fascinante. Atualmente esses artistas podem ser admirados em algumas ruas da capital paulistana. Composições com alma, diferenciadas por seus figurinos e feições, esses artistas de rua possuem como apoio desde a década de 80, a escola teatral Equipe Estátua Vitrine Viva.

Iniciada no teatro e ao longo do tempo tomando conta dos espaços urbanos, as estátuas vivas complementam com muita personalidade o exuberante espetáculo de arte na rua, que São Paulo oferece.

1 comentários:

NAC: disse...

Tem link para site/blog da esquipe estátua vitrine viva?

Postar um comentário