Pages

terça-feira, 13 de março de 2012

O carma dos artistas incendiários

texto por: Maria Renata
foto por:Miriam Cardoso de Souza

        Engolidora de fogo exibe sua arte em rua paulistana    
Sujeitos a desenvolver várias doenças ao longo de sua trajetória artística, os engolidores de fogo possuem algumas técnicas para tentar minimizar os efeitos nocivos do combustível no organismo.  

Tomar leite ou antiácidos antes de suas apresentações são práticas que permitem ao corpo eliminar excesso de combustível do estômago. Verificar roupas e locais onde irão realizar os espetáculos evita incêndios e queimaduras, que podem impedi-los de exercer seu trabalho pelo resto da vida. Atualmente artistas especializados em engolir fogo treinam pessoas de sua confiança para agir em caso de acidentes. Esses auxiliares aprendem, entre outras coisas, a abafar o fogo com cobertores e a apagá-lo utilizando extintores.

Comedores e cuspidores de chamas, artistas treinados para engolir fogo encantam o público com performances ousadas, porém muitos ao longo da vida passam a sofrer de enfermidades graves. Não é raro que engolidores de fogo desenvolvam úlcera estomacal, pneumonia, problemas na gengiva e boca, e até mesmo câncer.

Arte circense que tomou conta das ruas, a brincadeira com gasolina, pilares e o próprio corpo, é além da fogueira que mistura energia e coragem, a linha tênue entre a arte e a morte. Já que ao longo da história foram constatados alguns relatos de artistas incendiários que sofreram acidentes letais como queimaduras, intoxicações e até mesmo combustão espontânea, que é quando o fogo aliado a alta concentração de combustível reage de maneira altamente agressiva, e deixa a pessoa completamente em chamas.

2 comentários:

NAC: disse...

Legenda da foto?

Cuidado com o espaçamento entre parágrafos. Está diferente dos outros posts.

"Comedores e cuspidores de chamas, artistas desse nível encantam o público com performances ousadas". Não entendi o artistas desse nível...

Tem algum vídeo de um engolidor de fogo? Seria legal ilustrar.

Arte na Rua disse...

vou mudar pro... o espaçamento e a frase.

Postar um comentário