Pages

terça-feira, 6 de março de 2012

Arte na rua, agora pode

texto por: Rafaeli Camargo
foto: Breno Ratatori/ site: Folha de S.Paulo

Artista se preparando para se tornar uma estátua viva em frente ao Theatro Municipal.

Por vários anos, centenas de artistas de rua sofreram repressão na cidade de São Paulo, não podiam mostrar seu trabalho e não tinham condições de ganhar seu devido sustento, vivendo do que realmente gostavam de fazer. Para esses artistas viver do trabalho por prazer, não precisar ter patrão e ter o reconhecimento quase que imediato do público é a melhor coisa que se poderia receber.   

Em 2011, uma grande polêmica girou em torno desse assunto, a ação de repressão contra artistas de rua, que foi chamada de Delegada. A PM de São Paulo com todo aquele jeitinho tolerante e nada ignorante de abordar as pessoas, perseguiu artistas alegando que o que eles faziam era comércio ilegal, comparando-os aos camelôs e ambulantes.

Em protesto foi realizada uma passeata na Av. Paulista, que contou com a presença de mais de 200 pessoas, artistas e não artistas. Uma forma de mostrar que isso tudo não passava de intolerância e ignorância das autoridades, que não podiam proibir alguém de mostrar seu trabalho e ganhar dinheiro com isso.

A partir disso, o prefeito Gilberto Kassab publicou um decreto que disciplina o uso das vias e lugares públicos na cidade de São Paulo. Agora quem pode trabalhar são músicos, dançarinos, malabaristas, atores e poetas. Eles podem “passar o chapéu”, aceitar contribuições espontâneas e distribuir brindes. Porém, os artistas não podem fazer qualquer tipo de comercialização, ter  espaços exclusivos, exceder os limites da lei do silêncio ou exigir algum tipo de contribuição.

1 comentários:

NAC: disse...

Cuidado com o espaçamento entre parágrafos. Está diferente um do outro. Tem link para o decreto?

Postar um comentário